Produção Gráfica
Diferença entre RGB E CMYK
Você já ouviu falar em sistema de cores?
No universo da produção gráfica, diferentes sistemas e escalas de cores podem alterar completamente o resultado final de um projeto. Entre eles, dois são amplamente utilizados: RGB e CMYK. Mas você sabe qual é a diferença entre esses dois sistemas?
Entender essa diferença é essencial para garantir que o material enviado à gráfica mantenha as cores desejadas, evitando surpresas desagradáveis na impressão.
Pensando nisso, a Imperius Print preparou este artigo para explicar de forma clara as diferenças entre RGB e CMYK. Vamos conferir?


O QUE É CMYK?
CMYK é um sistema de cores utilizado em impressão, composto pelas cores Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K - Black/Key = que significa "cor chave"). Essas quatro cores são combinadas em diferentes proporções para criar uma ampla gama de tonalidades na impressão.
Como funciona o CMYK?
O sistema CMYK funciona por subtração de cores, ou seja, ele parte de um fundo branco (como o papel) e adiciona camadas de tinta para absorver certas frequências de luz, resultando nas cores visíveis.
Ciano (C) + Magenta (M) = Azul
Ciano (C) + Amarelo (Y) = Verde
Magenta (M) + Amarelo (Y) = Vermelho
Ciano (C) + Magenta (M) + Amarelo (Y) = Preto (mas um preto mais "lavado", por isso adicionamos o preto puro - K)
Por que o CMYK é usado para impressão?
Ao contrário do RGB (usado em telas, que emitem luz), o CMYK é ideal para impressões porque trabalha com tintas e pigmentos físicos. Se um arquivo for enviado em RGB para uma impressora, as cores podem sair diferentes do esperado, já que a conversão para CMYK pode alterar as tonalidades.
Esther Bryce
Founder / Interior designer
Lianne Wilson
Broker
Jaden Smith
Architect
Jessica Kim
Photographer
